Advocacia e Mediação

phone icon11 2359 4688
divider

Blog

Praesent sagittis condimentum element orbi pellentesque eros quis.

separator


Capitalismo Consciente

/ 0 Comments /

Fonte: http://capitalismoconscientebrasil.org/

O QUE É CAPITALISMO CONSCIENTE?

O século 20 testemunhou uma longa batalha entre visões antagônicas sobre como organizar e regular a atividade econômica. Embora o capitalismo de mercado tenha vencido decisivamente aquela luta épica, ele não conseguiu capturar as mentes dos intelectuais e os corações dos cidadãos. Corporações são provavelmente as instituições mais influentes no mundo de hoje e, ainda assim, muitas pessoas não acreditam que sejam confiáveis​​.

O Capitalismo Consciente é uma filosofia baseada na crença de que uma forma mais complexa de capitalismo está emergindo, que tem o potencial para melhorar o desempenho das empresas e, simultaneamente, promover a qualidade de vida de bilhões de pessoas. O movimento Capitalismo Consciente desafia os líderes empresariais a repensar por que suas organizações existem e a reconhecer os papéis de suas empresas no mercado global interdependente.

As melhores empresas entendem isso. De Zappos a Whole Foods, de Container Store ao Google: elas estão gerando todas as formas de valor que importam: emocional, social e financeiro. E estão fazendo isso para todos os seus stakeholders. Não porque é “politicamente correto”, mas porque é o caminho final para a vantagem competitiva de longo prazo. O Capitalismo Consciente difere da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) em virtude de suas origens dentro da empresa, como expressão de uma perspectiva global sobre a forma de conceber e construir um negócio ao invés de uma resposta às noções externas do que conta como “socialmente responsável” ou pressão externa. Os Capitalistas Conscientes são defensores sem remorso de livre mercado, empreendedorismo, concorrência, liberdade de comércio, direitos de propriedade e Estado de direito. Eles reconhecem que estes são elementos essenciais de uma economia saudável e funcional, assim como confiança, compaixão, colaboração e criação de valor. Capitalismo Consciente é o efeito em nível de sistema de um número significativo de empresas que praticam os quatro princípios de um Negócio Consciente, conforme definidos abaixo:

Capcosciente

separator

separator